Interatividade, esta é a palavra de ordem da Comic Con Experience 2015. Não imagine uma convenção de cultura pop à la Bienal do Livro, em que passa-se pelos estandes, pega-se um brinde ou panfleto aqui, outro acolá, e “que venham os próximos”. Para ganhar um cartaz oficial, uma camiseta, uma almofada… seja qual for o brinde, você precisa fazer por merecer, participar, interagir. Seja tirando uma foto, cantando num karaokê ou flutuando numa câmara de ar.

E 2015 é o ano do “em dobro”, os estandes foram multiplicados por dois e o espaço está mais amplo em relação ao ano passado, com um visual que em nada perde para o maior evento do tipo, a Comic-Con de San Diego, nos EUA. A grandeza da CCXP é compreensível, visto que em 2014, ano de sua primeira edição, ela recebeu nada menos que 97 mil visitantes. A expectativa deste ano é que mais de 120 mil pessoas passem pelos corredores do pavilhão do São Paulo Expo nesses quatro dias de convenção geek. Esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, foi a abertura dos longos e prazerosos quatro dias que se seguirão, em meio a cosplayers, pais e filhos aficcionados, e muita coisa com as quais interagir.

Agora, que você já está devidamente contextualizado com a realidade CCXP, vamos falar de Televisão com T maiúsculo, o que nos interessa afinal.

Netflix CCXP 2015 Demolidor jessica Jones Sense 8 Comic Con Experience

A experiência Netflix
Já na coletiva de imprensa, Érico Borgo, um dos idealizadores do evento e diretor de conteúdo do Omelete Group, dividiu com os jornalistas um fato curioso: o Netflix, até 2014, nunca havia participado de nenhum evento do gênero. Depois de ser convencido a embarcar na CCXP, e obter bons retornos de audiência graças ao evento, o site de streaming decidiu rever toda sua estratégia global em relação à sua participação em convenções como a CCXP. A mobilização é para que haja maior incentivo de sua parte para estar em mais eventos como este.

O resultado realmente parece ter agradado à alta cúpula do Netflix, seu estande na CCXP 2015 é um dos maiores e um dos mais disputados pelos visitantes. A aposta na interação com o público e na recompensa por sua participação foi a sacada genial que a empresa encontrou para gerar burburinho às suas produções originais. Tiro ao alvo para divulgar The Ridiculous 6, primeiro filme original do Netflix protagonizado por Adam Sandler; karaokê com as músicas-tema de suas séries originais para presentear os fãs com uma camiseta de um dos seriados; fotos tiradas com personagens por meio de interação virtual, que lhe recompensa com quatro fotos divertidas em seu e-mail. As opções eram tantas, que os fãs reservavam um bom tempo para desfrutar do oferecido.

Além disso, para você ter uma ideia, quem está por aqui pode tentar “passar pelo controle mental de Killgrave”, o vilão da viciante série Jessica Jones, ao ter sua mente “controlada” por uma máquina… Como? Mistério…

Scream Queens Fox CCXP 2015 Comic Con Experience

Fox: uma mistura de sensações e selfies
O canal Fox aumentou consideravelmente seu estande na CCXP 2015 e colocou a vontade por selfies como seu carro-chefe na hora de chamar a atenção dos fãs de suas produções. É possível tirar fotos dentro da famigerada banheira sangrenta de Scream Queens; aparecer como um dos mortos dentro das camas do Hotel Cortez da 5ª temporada de American Horror Story; descobrir a câmara de sombras da nova temporada de Arquivo-X, que estreia em janeiro na Fox aqui no Brasil; interagir com o cartaz da nova Outcast, do mesmo criador de The Walking Dead; e, claro, como não poderia faltar, matar zumbis a tiros como um bom sobrevivente de TWD. Um dos pontos que formam mais fila no estande é a famosa lousa em que Bart cumpre sua detenção, escrevendo seus malfeitos em todas as aberturas de Os Simpsons.

Detentora da emissora a cabo National Geographic Channel, a Fox trouxe à CCXP uma experiência futurística que pode ser um exemplo do que pode ser a TV no futuro. Por meio de um Oculus Rift, é possível imergir de tal maneira na programação que, usando suas ondas cerebrais e um cruzamento de dados, é possível personalizar um programa exclusivamente para você, atendendo aos seus gostos.

Warner Flash Arrow CCXP 2015 Comic Con Experience

Dentro do universo Warner
E ao adentrar o enorme estande da Warner, a atmosfera já se altera. Os visitantes entram em um pedaço da CCXP em que Arrow, Flash, Canário Negro, Supergirl e os personagens de Gotham convivem. É possível se maquiar como a Canário ou ganhar o aspecto sombrio do Arqueiro Verde, cujo uniforme visto na série (com direito a arco e flechas) estão expostos para ser fotografato quantas vezes o fã quiser.

Os canais de TV presentes na CCXP apostaram e sem dúvida acertaram no quesito interatividade com os fãs de suas programações. Ilustrando com propriedade o que pode ser o futuro próximo do que passaremos a entender por Televisão: a interação com o público vai transpor a barreira da tela e chegar ao ponto de o telespectador sentir, literalmente, na pele como é estar em sua produção predileta.