Dezembro promete ser um ótimo mês para relembrar grandes sucessos da telinha. Isso porque é neste mês que as minisséries Grande Sertão: Veredas (1985) e O Fim do Mundo (1996) serão exibidas pelo VIVA.

Grande Sertão: Veredas

A minissérie, com 25 capítulos e baseada no clássico de Guimarães Rosa, estreia no dia 18 de dezembro e tem a disputa pela terra durante as primeiras décadas do século XX como o seu tema central. Riobaldo (Tony Ramos) e Reinaldo (Bruna Lombardi) são amigos de longa data e compartilham o gosto pelas aventuras no sertão de Minas Gerias, onde a história foi gravada. Mas Reinaldo, ou Diadorim, como também é chamado, esconde um segredo: é mulher, a valente Maria Deodorina da Fé Bittencourt Marins.

Os dois se reencontram nas batalhas e Riobaldo se junta aos jagunços para ficar ao lado do companheiro. O chefe do bando de Riobaldo, Joca Ramiro (Rubens de Falco) é morto pelo traidor Hermógenes (Tarcísio Meira) e Riobaldo jura vingança até o final. Mas a luta também acaba com a vida de Reinaldo. E é só neste momento que Riobaldo descobre a verdadeira identidade de seu amigo.

A minissérie também traz no elenco nomes como Ney Latorraca, Yoná Magalhães, Mário Lago, Umberto Magnani, entre outros.

O que você faria se só lhe restasse um dia?

Esse é o mote da minissérie O Fim do Mundo, de Dias Gomes, que também chega ao canal no dia 18 de dezembro.

A história é contada em 35 capítulos e apresenta os mais variados comportamentos da alma humana diante do medo. Tabacópolis é a cidade fictícia, no interior da Bahia, que vive da plantação do fumo e do turismo.

Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti) é um paranormal que faz previsões certeiras sobre os moradores do local, sobretudo os políticos. Na porta de sua casa, fiéis buscam a cura para todos os males. Apesar de desacreditado pela oposição, ele demonstra seus poderes mesmo à distância, entortando metais e transformando água em cachaça. Vive com três mulheres: Valdete (Alexia Deschamps), Jaciara (Luciana Coutinho) e Lindalva (Isabel Fillardis), uma loira, uma morena e uma negra, para as quais tem um calendário definido.

Tudo corre muito bem, no ritmo pacato da cidade de interior, até que Joãozinho prevê o fim do mundo. Só restam três meses e fatos estranhos começam a acontecer: nasce um bezerro com duas cabeças; um homem morde um cachorro; sinos tocam e todos se espantam, já que a igreja não tem sinos; começa uma tempestade de excrementos, com raios e trovões; aparece uma mula sem cabeça; e a terra começa a tremer. A população entra em pânico, acreditando ser o início do apocalipse, e os hospitais ficam lotados.

Com o fim do mundo se aproximando, cada habitante trata de realizar seus desejos mais secretos. Salve-se quem puder.

No elenco, nomes como José Wilker, Bruna Lombardi, Paloma Duarte, Guilherme Fontes, Lima Duarte, Vera Holtz, Otávio Augusto, Maurício Mattar, entre outros.

Programação de janeiro

O VIVA estreia, em 15 de janeiro, a novela Bebê a Bordo (1988), às 15h30. No lugar de O Fim do Mundo, o canal apresenta, em 29 de janeiro, a novela Explode Coração (1996) às 23h30.

Na faixa das 14h30, também em 29 de janeiro, substituindo Fera Radical, estreia Sinhá Moça (1986).

Serviço

Grande Sertão: Veredas
Estreia: 18 de dezembro
Horário principal: de segunda a sábado, às 15h30

O Fim do Mundo
Estreia: 18 de dezembro
Horário principal: de segunda a sábado, às 23h30