Desde aquele 27 de agosto de 2017, aqui estamos, esperando. Mais de um ano no aguardo para a estreia da oitava e última temporada de Game of Thrones. Nesse meio tempo, várias teorias surgiram, muitas suposições sobre o futuro de nossos personagens queridos, indagações sobre como e quem ocupará o Trono de Ferro, quem sobreviverá e quem não…
Agora, a ansiedade chega em seu nível máximo, pois a contagem regressiva é de menos de uma semana! No domingo, dia 14 de abril, estreia mundialmente a temporada derradeira da série.
Mas enquanto o final está vindo, tratemos de relembrar alguns momentos importantes que trouxeram a história até aqui. Entre os 67 episódios já exibidos, listamos 10, não necessariamente os mais amados e tão pouco os menos dolorosos, mas sim os cruciais de Game of Thrones. Confira.
1 x 10 “Fogo e Sangue”(Fire and Blood)
O episódio traz as consequências para a história da emblemática morte de Ned Stark. Vemos o inicio da jornada de sobrevivência das irmãs Stark, cada uma da sua maneira começa a compor seu caminho após o assassinato do pai: Sansa na corte e Arya pelo mundo. Robb se torna o Rei do Norte. E, após perder o filho e Drogo, Daenerys Targaryen renasce, no e do fogo, com seus três dragõezinhos no colo. De lenda, para real, de uma possível herdeira nascida na noite de uma forte tempestade, para a Não Queimada, a Mãe de Dragões.
2 x 09 “Água Negra” (Blackwater)
Assistimos a primeira grande batalha da série quando Stannis Baratheon chega a Porto Real com sua frota e Tyrion o surpreende com “fogo vivo”. Mais do que um episódio de ação e efeitos especiais, de boa trilha e emocionantes reviravoltas, temos aqui a confirmação de Tyrion como uma figura central na história, e não à toa, a inteligência e a coragem do “meio-homem” ganham notoriedade. O revés de Stannis se configura de vez no mesmo momento em que descobrirmos que os Lannister firmaram uma aliança (que ainda renderia muitos acontecimentos) com a casa Tyrell.
3 x 09 “As Chuvas de Castamere” (The Rains of Castamere)
O episódio retrata o Casamento Vermelho e apresenta a traição que o Norte (e nenhum de nós) jamais esqueceria: quando os Frey e os Bolton dizimam Robb, sua esposa grávida, sua mãe, seu lobo e seus aliados de uma só vez. Mais uma vez, presenciamos o desespero de Arya ao ver seus parentes sendo assassinados e tendo que fugir, acrescentando nomes a sua lista. Longe dali, Bran mostraria ter mais poder do que se imagina, controlando as mentes de Verão e Cão Felpudo e ajudando Jon a escapar dos Selvagens. Ali, os dois pequenos herdeiros, Bran e Rickon se separam. Assim, humilhados, assustados e, aparentemente, derrotados, os Stark sobreviventes seguem seu destino espalhados pelo mundo.
4 x 02 “O Leão e a Rosa” (The Lion and the Rose)
Mais uma festa de matrimonio fatal em Got. Desta vez, o Casamento Púrpura entre Joffrey Baratheon e Margaery Tyrell culminaria na morte por envenenamento do Rei. Com o filho morto nos braços, Cersei acusa Tyrion. E, em todo seu poderio, a família Lannister começaria a se dissolver. Outros acontecimentos, alianças e mortes seriam desencadeados a partir daí. A perseguição da irmã levaria Tyrion inclusive a encontrar outra rainha para aconselhar.
4 x 09 “Os Patrulheiros da Muralha” (The Watchers on the Wall)
Um episódio inteiro de Selvagens versus Patrulheiros. Uma escalada feroz, gigantes, mamutes… Adrenalina do começo ao fim. Era a primeira vez que a Muralha tinha suas forças testadas, revelando suas fragilidades. Era a primeira vez que Jon assumia diretamente a liderança de seus companheiros. E, salvo engano, era a primeira vez que víamos Olly matar alguém: Ygritte. Os efeitos daquela batalha seriam sentidos por ambos os lados.
5 x 08 “Durolar” (Hardhome)
“Não vou parar a roda. Vou quebrá-la” – Daenerys
Em Meereen, Daenerys já soma ao seu nome muitos títulos. E, Tyrion se torna seu conselheiro. Enquanto isso, Arya segue aprendendo a ser ninguém. E, Cersei paga seus pecados na prisão do Alto Pardal. Em Winterfell, Sansa sofre nas mãos de Ramsay. E, o lorde comandante da Patrulha da Noite, Jon chega para buscar os povos selvagens ao norte da muralha para que todos lutem juntos contra a maior ameaça que já se viu. Descobrimos, então, que além do vidro de dragão, o aço valiriano também é letal contra os Caminhantes Brancos quando Jon consegue matar um com sua espada. E, descobrimos também que o Rei da Noite (com um só silencioso e leve gesto) já possui um enorme exercito de mortos-vivos ao seu dispor.
6 x 09 “A Batalha dos Bastardos” (Battle of the Bastards)
“Ninguém pode proteger ninguém” – Sansa
Épico. Assim é a Batalha dos Bastardos, um episódio premiado, com características cinematográficas que nos deixa sem fôlego. Se de um lado vemos Daenerys retomar o controle de Meereen, do outro assistimos a luta dos Stark para reaver Winterfell. Com menos da metade de homens que o adversário e sem a frieza de Ramsay, Jon se enfurece com a morte de Rickon e acaba encurralado, seu exercito por pouco não sucumbe. Então, vemos Sansa dando a cartada de mestre e surgindo com os Cavalheiros do Vale. Os Stark estão em casa novamente.
6 x 10 “Os Ventos do Inverno” (The Winds of Winter)
O inverno chegou. E vemos a movimentação de peças importantes do jogo, alianças são formadas e vinganças são colocadas em prática. Cersei, literalmente, implode seus inimigos incluindo os Tyrell. A perda de Margaery leva o rei Tommem ao suicídio. E, Cersei acaba sendo coroada a Protetora dos 7 reinos. Do outro lado, Daenerys decide que é hora de partir para Westeros com seus aliados, seu exercito, seus dragões e a Mão da Rainha, Tyrion Lannister. Arya segue eliminando nomes de sua lista e, desta vez, se vinga dos Frey pelo episódio do Casamento Vermelho. Enquanto, Jon é declarado o Lobo Branco, o Rei do Norte. Sam chega a Cidadela, local em que faria importantes descobertas. E, Bran, o Corvo de Três Olhos, visita o passado e vê que Jon é o bebê de Lyanna Stark.
7 x 06 “Além da Muralha” (Beyond the Wall)
Em Winterfell, Sansa e Arya desvendam quem são agora e tudo o que fizeram para sobreviver. Do outro lado da Muralha, Jon, Tormund, Jorah, Cão e outros bravos homens se arriscam para capturar um morto-vivo e levar para que Daenerys e Cersei acreditem que as lendas são reais, os Outros existem e a Longa Noite está próxima. Durante a missão, Jon mata um Caminhante Branco e descobre que ao fazê-lo os morto-vivos por ele criados também são destruídos. (A resposta então seria matar o Rei da Noite?) Cercados e a ponto de serem devorados, são salvos por Daenerys e seus dragões. Mas como em GoT tudo é mais dolorido do que se imagina, vemos o Rei da Noite atingir uma lança de gelo letal em um dos dragões, Viserion morre diante dos olhos da Mãe de Dragões. Jon acaba salvo por Tio Benjen. E, Daenerys decide lutar ao lado de Jon contra o Rei da Noite.
7 x 07 “O Dragão e o Lobo” (The Dragon and the Wolf)
“Quando a neve cai e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morre, mas a matilha sobrevive” -Stark
Encontros e reencontros. Daenerys e Cersei se encaram pela primeira vez e levam seus aliados. Lá estão eles se reencontrando com todas as suas desavenças e assuntos mal resolvidos: os irmãos Clegane, Euron e Theon, Brienne e Jaime, Tyrion e Cersei… O resultado é uma falsa promessa de Cersei que finge escolher lutar com Daenerys e Jon mas, na verdade, já tem tudo tramado para reaver os territórios que perdeu enquanto eles estiverem ocupados com a ameaça além da Muralha. Arya, Sansa e Bran se unem, julgam, condenam e executam Lorde Baelish por suas traições aos Stark. Jon perdoa Theon que parte para resgatar Yara. Enquanto Jon e Daenerys se amam, Sam e Bran desvendam o passado do Rei do Norte, Jon é filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen que se casaram escondidos, então, ele é o herdeiro legítimo do Trono de Ferro. E, a Grande Guerra começa. O Rei da Noite com seu dragão de gelo derruba a Muralha e seu exercito de morto-vivos marcham sobre ela.
É claro que numa lista de apenas 10 episódios muitos momentos emblemáticos ficaram de fora. Por isso, pedimos licença para uma espécie de lista bônus:
1 x 09 “Baelor”
“Aprendi a morrer há muito tempo” – Ned Stark.
A morte de Ned Stark era o primeiro irreversível baque que Game of Thrones nos proporcionaria. Desde então descobrimos que ninguém, nenhum personagem estaria seguro. E, sim, sua morte mudaria tudo e traria consequências. O episódio revela muito sobre o que poderíamos esperar dos Stark; a família mais honrada dos sete reinos sempre faria de tudo por amor, até e inclusive se sacrificar para salvar seus entes queridos. Não vamos esquecer que foi aqui que percebemos que nem Cersei controlaria Joffrey e toda sua psicopatia. E, foi nesse episódio também que na tentativa de salvar o pai, Robb Stark aceita uma proposta de futuro casamento com uma das filhas de Walder Frey.
3 x 04 “E Agora Sua Patrulha Terminou” (And Now His Watch Is Ended)
Quando Daenerys negocia pelo exército dos Imaculados, vemos pela primeira vez que ao seu comando “Dracarys”, os seus filhos dragões atacam. Determinada a ser uma rainha diferente, ela liberta os escravos, e mantém a seu lado fieis Imaculados livres.
4 x 08 “A Montanha e a Víbora” (The Mountain and the Vipe)
O julgamento por combate de Tyrion Lannister apresenta uma bela e sanguinária luta entre Oberyn Martell e Gregor Clegane, entre o Víbora Vermelha e o Montanha. Quando achávamos que a agilidade de Oberyn tinha derrotado Montanha, num descuido (cego pelo ódio vingativo contra quem teria assassinado sua irmã) o Víbora é surpreendido e massacrado pelo adversário.
5 x 10 “A Misericórdia da Mãe” (Mother’s Mercy)
Sem misericórdia em GoT. Stannis é derrotado e morto por Briene. Myrcella morre envenenada nos braços do pai Jaime. Cersei confessa e passa pela humilhante Caminhada da Vergonha. Jon é traído por alguns Patrulheiros e morre apunhalado por Olly.
6 x 05 “A Porta” ( The Door)
Nesse episódio, conhecemos a origem dos Caminhantes Brancos, quando Bran volta no tempo e vê o exato momento da transformação do Rei da Noite, por Leaf, uma criatura encantada das chamadas Crianças da Floresta. Ela conta que só o fez para se protegerem dos Primeiros Homens, pois estavam em guerra, mas foi um erro. Bran é então encontrado pelo Rei da Noite. Enquanto o garoto Stark foge, o Corvo de Três Olhos, Verão e Hodor não sobrevivem aos Caminhantes Brancos. E aí, descobrimos que em uma de suas voltas ao passado, Bran teria tomado o controle da mente de um jovem Hodor que segura a porta até morrer para que o menino se salve.
7 x 04 “Os Despojos da Guerra” (The Spoils of War)
Daenerys leva seus dragões para o campo de batalha e enfrenta o exército de Jaime Lannister.
Com um pouco mais de espaço na sua lista não deixe de rever também o episódio 4 x 05 (The Laws of Gods and Men) que traz o julgamento de Tyrion e o 4 x 10 (The Children) que apresenta a luta entre Cão de Caça e Brienne com direito a uma Arya sem compaixão. Lembrou de algum outro episódio que foi marcante na trajetória da série? Conta pra gente nos comentários.
Gosta de televisão? Então aqui é o seu lugar. Siga a Revista Pixel TV no Facebook, no Twittere também no Instagram.