Uma ode à diversidade e à liberdade, Sense8 foi cancelada pela Netflix no primeiro dia de junho, pegando muita gente de surpresa. Mesmo com o cancelamento precoce, após apenas duas temporadas, a série desenvolvida pelas irmãs Wachowski foi marcante o suficiente para deixar muitos fãs órfãos mundo afora e uma lista imensa de momentos e cenas inesquecíveis, que ficarão para sempre no coração de qualquer fã da série.
Faz somente 15 dias, mas a saudade da série já está grande. Por isso, confira a seguir a nossa lista com 10 momentos inesquecíveis de Sense8:
1. Flashback do parto da Riley
Riley começa a série um pouco apagada em comparação aos outros membros do cluster. Inclusive, muitos fãs falavam que ela parecia uma vampira, sempre triste e sem sorrir. Entretanto, no decorrer da primeira temporada vamos conhecendo a personagem e o seu passado e compreendendo as razões pelas quais ela é assim fechada.
Assim, uma das cenas mais bonitas e emocionantes da primeira temporada é quando conhecemos a história da DJ Riley Blue. Em um flashback somos transportados ao passado da personagem e vemos, em uma belíssima – e triste – cena, o momento em que ela entra em trabalho de parto, seu marido tenta levá-la para o hospital mas os dois acabam se acidentando e ele morre. A bebê nasce ali mesmo e ela fica presa na nevasca da Islândia, acidentada, sem conseguir evitar que sua filha morra.
A cena é marcante pela sua beleza e emoção, mas é também fundamental para compreendermos a personagem e adquirirmos empatia com ela, entendo cada escolha que ela faz depois disso.
2. O cluster na parada gay de São Paulo
Se tem um momento de Sense8 que é especial para os fãs brasileiros é quando Lito e Hernando vêm ao Brasil para que o galã mexicano – que vive a pior fase da sua carreira após se assumir gay – faça uma participação especial na maior parada gay do mundo, a de São Paulo. Além deles, Daniela, a inseparável amiga do casal também vem para o país.
E é claro que neste momento todos os outros sensates não perderiam a chance de se conectar e se fazer presentes, né? Tudo acaba virando uma grande festa, com direito a muita pegação em cima do trio elétrico e um discurso forte e empoderado de Hernando, clamando por respeito e igualdade para a comunidade gay. É por tudo isso que esse é um momento que sem dúvidas merece estar destacado em nossa lista.
3. Sensates cantando What’s going on
Esse momento merece ser exaltado e não é só pela belíssima cena que resulta da interpretação conjunta de um grande clássico da década de 90, mas também por ser um momento marcante para o desenvolvimento da história de Sense8.
Foi nessa cena do episódio 01×04 que o cluster se reuniu todo pela primeira vez. Eles começaram aqui a compartilhar uma ligação e uma relação que a partir desse momento foi ficando cada vez maior e mais intensa e que determinou os rumos da série.
Confira abaixo a cena que será citada por 9 entre 10 fãs da série como o momento mais marcante:
4. Discurso da Nomi no casamento da sua irmã Teagan
Aliás, tudo que ocorreu no casamento foi marcante, já que pela primeira vez Nomi foi protegida e aceita por seus pais, mas o ponto alto foi sem dúvida o pronunciamento dela. Impossível quem passa pelo mesmo não se identificar com a fala de Nomi. Além de toda emoção sentida, foi uma grande fala em prol da diversidade e da representatividade da comunidade LGBTQ, especialmente transexual.
5. A(s) famosa(s) orgia(s) sensate
Talvez uma das cenas mais famosas de Sense8 seja a orgia do sexto episódio da primeira temporada. A verdade é que apesar de toda polêmica a cena não merece ser lembrada somente pelo sexo explícito, algo não muito comum de ser mostrado na televisão, mas também pela sua linda execução. A cena é de muito bom gosto, tem uma fotografia belíssima e direção impecável. Além disso, a cena transparece que a ligação entre os sensates vai muito além do físico, ela também é psíquica, é profunda e sensitiva. A orgia voltou a acontecer posteriormente, no episódio especial de Natal que foi liberado pela Netflix em dezembro de 2016. Assim como a primeira e icônica cena, a segunda foi tão bonita quanto!
6. Pedido de casamento Nomanita
7. O cluster trabalhando junto para salvar a Riley
Um dos grandes momentos da primeira temporada é quando todo cluster finalmente se reúne e trabalha junto – agora fisicamente – para salvar Riley quando ela está em apuros na Islândia tentando fugir do Whispers, ou Sussurros em bom português. Esse encontro ocorre no último episódio da primeira temporada e rende excelentes cenas. Além de muita ação, o momento também é de bastante emoção, já que os sensates estão juntos pela primeira vez. Quando a DJ finalmente é salva, todos podem comemorar felizes, especialmente ela e Will.
8. Goin’ Outside
Após muito tempo trancados, Riley e Will começam a receber visitas inesperadas. Um homem mais velho, nunca antes visto, começa a conversar com a jovem, desconfiado de que ela seja uma agente do Whispers. A desconfiança é recíproca – Riley, que nunca antes tinha tido contato com outro Sensate fora de seu grupo (além de Whispers, claro), teme por sua vida e pela de seu amado. Porém, após gelos quebrados e confianças conquistadas, a jovem leva o novo amigo ao telhado de seu prédio. Uma visão 360º da cidade nos é dada logo que Riley revela sua localização e decide que não quer mais viver fugindo, escondida e com medo. Acho que todos entendemos o quão marcante é a confiança na vida de uma pessoa.
9. Sun e Capheus
Ainda estamos conhecendo os personagens quando essa cena acontece – e ela contribui em peso para a formação deles. Capheus é motorista de van, no Nairóbi; Sun é empresária, lutadora treinada da Coréia. Ao se envolver em problemas com a máfia local, Capheus se vê encurralado em uma situação de vida ou morte.
Nessa hora, Sun, há milhares de quilômetro de distância, é sua salvação. Usando as habilidades de sua irmã sensate, Capheus não apenas sobrevive à emboscada e à luta corpo a corpo como faz fama de bom lutador e defensor dos mais fracos – o que rende muita história pela frente. Na série, é também a primeira vez em que um dos sensates utiliza amplamente as habilidades de outro – o que vem a ser extremamente útil em diversas situações que o cluster tem de enfrentar mais tarde.