Anualmente, famílias norte-americanas – e também uma boa parcela da população global – se reúnem em frente à TV para o maior evento esportivos dos Estados Unidos: o Super Bowl. A final da liga nacional de futebol americano, a National Football League (NFL) decide o campeão da temporada num jogo que promete fortes emoções não só pelo esporte mas devido ao show e trailers de filmes e séries transmitidos durante os intervalos da partida. O evento apresenta a publicidade mais cara da TV e conseguir um espacinho por ali é sinônimo de grande audiência, tanto que os episódios de séries exibidos após o jogo são escolhidos a dedo pelas emissoras que se dispõem a pagar alguns milhões para isso. Friends, Arquivo X, Grey’s Anatomy, Glee e New Girl são algumas das séries que tiveram episódios exibidos após o jogo e conseguiram uma audiência estrondosa.
Se você acha difícil entender as regras do futebol americano e a única coisa que sabe do Super Bowl de 2017 é que haverá uma apresentação da Lady Gaga, pode aproveitar as dicas de algumas séries que a Pixel TV indica para você entender um pouco mais e aprender a gostar de futebol americano. Assim já dá pra acompanhar a próxima temporada e torcer para que o melhor time (Go, Pats!) chegue à final da NFL em 2018 e você entenda tudinho do jogo e não só do show e dos comerciais.
Necessary Roughness (2011)
A série, que estreou em 2011 mostra os bastidores do futebol americano contando a história da Dra. Dani Santino (Callie Thorne), uma mulher divorciada que se torna a terapeuta de um time de futebol americano. A série foi baseada na história real da psicóloga Dra. Donna Dannenfelser que trabalhava na equipe do New York Jets. Necessary Roughness mostra a importância do trabalho de um psicólogo para manter o foco dos atletas nas principais competições e desafios enfrentados pela equipe. Era possível ter um outro olhar sobre o papel de um terapeuta dentro do contexto de vitórias e derrotas do time. (Maísa França)
Blue Mountain State (2010)
No melhor estilo besteirol e regado à sexo, drogas, festas e trote, Blue Mountain State conta a história de três calouros que entram para o The Mountain Goats, time de futebol americano da universidade que dá nome à série. Os protagonistas dividem os papéis em diversas categorias do time: um quarterback, um membro do banco de reservas e o mascote do time. Stephen Amell (Arrow) tinha um personagem recorrente na primeira temporada da série
no papel de quarterback do time. Alguns famosos do mundo do futebol também marcaram presença na série como Bill Romanowski, ex-jogador do Denver Broncos e Chad Ochocinco, ex-jogador do New England Patriots (o time do Tom Brady). As três temporadas de Blue Mountain State estão disponíveis na Netflix. (Maísa França)
Coach (1989)
A comédia responsável por trazer o lado engraçado do ator Craig T. Nelson (Poltergeist) para as telinhas ficou no ar por nove temporadas e mostrava a rotina do treinador de um time de futebol americano de uma universidade, Hayden Fox, que vivia, comia e respirava futebol. O papel rendeu à Craig o Emmy de melhor ator em série de comédia. A série mostrava a rotina do treinador tanto dentro quanto fora dos campos. Dentro dos campos ele vivia os conflitos internos do time quanto à escalação e montagem das táticas. Dentro de casa, ele precisava administrar seu relacionamento com sua namorada e filha. (Maísa França)
Hardknocks (2001)
Já em sua décima primeira temporada – e em rumo à décima segunda, com os Packers, se for da vontade de Deus e da HBO -, Hardknocks é uma série-documentário que segue, em cada temporada da NFL, um time diferente. A série estreou em 2001, seguindo os Baltimore Ravens em seus treinos e preparação para a liga, e fez o mesmo em 2002 com os Dallas Cowboys. Após um hiato de cinco anos, a série retornou em 2007, com os Kansas City Chiefs e está sendo produzida até hoje, tendo pulado o ano de 2011 devido ao Lockout da NFL, na qual nenhum time quis se comprometer com a produção da série. Em sua última temporada, Hardknocks foi ao ar todas as terças feiras às 10 da noite, na HBO. (Carol Cadinelli)
Ballers (2015)
Em Ballers, Dwaney “The Rock” Johson dá vida a Spencer Strasmore, um ex-astro do futebol americano. Ele é um jogador aposentado que trabalha como consultor de atletas e lida com o mundo dos negócios do esporte. A história vai muito além de como ele enfrenta os egos inflados dos jogadores e a vida luxuosa deles. Na série da HBO, Spencer mostra que a idade fez com que ele pensasse mais sobre a própria vida para, então, conviver ao lado de seus amigos e de seus clientes. É como se ele enfrentasse os seus medos do passado para deixar de lado os jogos, as mulheres sensuais e as efemeridades de quando se é jovem a fim de focar mais nas responsabilidades, contratos e negócios com grandes times de futebol americano. (Cinthia Quadrado)