Só quem cresceu com irmãos sabe que é super comum se sentir ofuscado por alguma característica ou habilidade notável da pessoa com quem você é obrigado a dividir a sua mãe e/ou seu pai. Agora, imagine ser irmão mais novo do garoto mais bonito, atlético, divertido e popular de todo o bairro.
Essa é a vida do Irmão do Jorel, coadjuvante de sua própria história e dono do primeiro programa nacional veiculado pelo canal de TV paga Cartoon Network na América Latina. A narrativa é toda em torno do personagem de 9 anos e sua relação com sua família (os irmãos Nico e – é claro –, Jorel, a mãe moderninha, Danuza, o pai idealista, Edson, e as avós Juju e Gigi, bem diferentes uma da outra) e os amigos (sua melhor amiga, Lara, a paixão da sua vida, Ana Catarina, e outros colegas da escola Pônei Encantado).
As aventuras do garoto “sem nome” vêm conquistando o público pela fácil associação com as histórias vividas. Festas juninas, a tensão e a inocência do primeiro amor, a avó que adora novelas e a outra, que insiste em uma propor uma alimentação saudável (com muitos abacates), e até uma mídia muito sensacionalista: essa mistura de elementos de ingenuidade, humor inteligente e brasilidades já é considerada por si só a fórmula perfeita para um sucesso. Mas o programa também chama a atenção pelos carismáticos personagens que ganham vida nas suas singularidades e características bem marcadas e desenvolvidas.
Criada por Juliano Enrico, a produção é de Felipe Tavares em parceria com a Copa Studio (responsável também pela produção de Tromba Trem, sucesso da TV Cultura para as crianças). Além disso, o desenho é resultado da aplicação da Lei 12.485, conhecida como Lei da TV Paga. Ela propõe diminuir as barreiras e valorizar o produto nacional, tendo em vista que canais que exibem predominantemente filmes, séries, animação e documentários passaram a dedicar 3 horas e meia por semana à veiculação de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo que, no mínimo, metade deve ser produzida por uma produtora brasileira independente.
Apesar de parecer que a animação é recente, o trabalho que agora colhe frutos vem de longe: em 2003, Juliano Enrico já alimentava um Fotolog, dividindo com os amigos algumas fotos da sua família. Conversa vai, piada vem, surgiu a ideia de botar no papel algumas ideias. Em 2006, Irmão do Jorel já dava os primeiros passos e, em 2009, o projeto foi escolhido no meio de tantos outros no 10º Fórum Brasil – Mercado Internacional de Televisão e uma parceria foi fechada com o Cartoon Network, para que, enfim, em 2014, o primeiro episódio fosse ao ar.
Com a terceira temporada já encomendada e um orçamento de R$6,6 milhões (mais de R$2 milhões a mais que na primeira temporada), é claro que Irmão do Jorel tem muito mais a conquistar. Você pode acompanhar as aventuras e torcer para ele conquistar a sua amada Ana Catarina sintonizando o Cartoon Network de segunda à sexta, às 11h15 e 18h; aos sábados, 11h e 22h30, e aos domingos, às 23h.
Colaboração de Júlia Berringer.
Gosta de televisão? Então aqui é o seu lugar. Siga a Revista Pixel TV no Facebook, no Twitter e também no Instagram!
1 comment
Muito bom, ótima matéria.